Dá tranquilamente para levar crianças e é uma ótima opção para quem visita a Ilhabela, quer também ter um pouco de contato com a mata atlântica do parque e tomar um banho de cachoeira! Reserve 2 horinhas do seu tempo e vá.

A trilha se divide assim, a partir do ponto inicial:
- Nos primeiros 100 metros você encontra o Poço da Pedra.
- À 500 metros o Poço da Escada (que estava interditado para visitação por causa de uma colmeia de marimbondos!)
- 620 metros o Poço da Ducha (nela vimos uma linda tarântula se alimentando dos borrachudos que ficavam na margem do rio!)
- 950 metros em um desvio à direita, tem a Torre de Observação de Aves.
- 1.200 metros o Poço Jequitibá (que possui essa linda árvore ao lado da queda).
- E por último à 1.400 metros de caminhada, o Poço Jabuti.

A trilha da Água Branca termina após 2 km, próximo a um trecho da estrada parque, por tanto é possível voltar caminhando pela estrada ou pela mesma trilha no sentido contrário. Que eu acho muito mais interessante pois é mais uma oportunidade de ver a fauna e a flora do lugar.

Informações sobre a Trilha da Água Branca na Ilhabela
- Nível de dificuldade: Baixo
- Distância ida e volta: 4km
- Subidas acumuladas: +-150m
- Tempo estimado: 1h sem contar as paradas, mas reserve umas 2h30 para você aproveitar as locais para banho sem pressa
- Como chegar: A trilha começa exatamente na guarita do Parque Estadual da Ilhabela, no início da estrada que leva até a Praia de castelhanos.